A Santa Casa de Valença, recebeu na quinta-feira (25), novos equipamentos para colocar em funcionamento leitos de UTI exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19. Foram seis respiradores e 10 monitores de sinais vitais, enviados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A Sesab informou que firmou contrato de R$ 692 mil por mês com a Santa Casa, para que a entidade dedique 10 leitos de UTI e 10 leitos clínicos para pacientes infectados pelo novo coronavírus.

“Acabamos de enviar respiradores e monitores para que a Santa Casa abra imediatamente os leitos de UTI e, assim, amplie a oferta de atendimento para a região. Duas pessoas podem usar um respirador durante um mês, e isso significa a preservação de, pelo menos, 20 vidas, já que cada paciente fica internado, em média, duas semanas”, explicou o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas.

De acordo com o governo do estado, a Bahia tem 2.178 leitos públicos exclusivos para pacientes com Covid-19, 898 deles de UTI. No entanto, o planejamento contempla mais de 3.200 leitos, entre clínicos e de Terapia Intensiva, que serão abertos progressivamente, mediante o aumento da demanda. G1

Deixe uma resposta