Os casos de Covid-19 na cidade de Itaparica, que fica na ilha de mesmo nome, na Bahia, cresceram quase 50% após o período de São João. A informação foi confirmada por Ive Queiroz, coordenadora de Vigilância em Saúde da cidade, em entrevista a TV Bahia, na manhã desta sexta-feira (10). Ela pontua que, apesar de não haver festa na cidade, as pessoas se reuníram em casa.

Conforme Ive, até o dia 30 de junho, a cidade tinha 80 casos. De lá para cá houve um intenso crescimento, e o reflexo disso foi registrado no último boletim epidemiólogo de Itaparica, divulgado na quinta-feira (9), quando foram contabilizados o acumulado de 118 de casos.

A coordenadora pontua que, apesar de não crescer de uma única vez, todos os casos têm relação com o São João, por causa do período de incubação do vírus. Vale lembrar que o feriado de São João chegou a ser antecipado pelo governo do estado como medida para reduzir a taxa de contaminação da Covid-19 no estado.

“A gente percebeu o crescimento em cálculos feitos depois do dia 30. A gente levou em consideração o período de incubação até o desenvolvimento dos sintomas. Analisando isso tudo, percebemos o aumento dos casos de quase 50%. Esse aumento foi por causa do São João”, disse.

Deixe uma resposta